Categorias
home Saúde Física

Qual o melhor horário para malhar?

  • Para manter uma rotina saudável, além de boa alimentação é necessário práticas constantes de atividades físicas. Elas ajudam no melhor funcionamento do corpo, organismo, aparência, resistência, entre outros muitos benefícios.
  • Uma dúvida comum é o melhor horário para realizar essas atividades. A resposta vai variar de acordo com a finalidade do treino, seja ela emagrecer, ganhar massa ou fortalecer músculos e articulações. 

Manhã 

Quando acordamos nosso corpo ainda está frio, por isso o período da manhã exige mais tempo para se aquecer, além disso a atenção na alimentação tem que ser redobrada. Se optar por realizar uma atividade física logo cedo, garanta que tenha uma café da manhã reforçado, e que contenha proteínas e carboidratos, assim evita mal estar, como sensações de enjoo ou desmaios, além de obter um melhor rendimento.
Nesse período o nosso corpo libera substâncias, como insulina e cortisol, que melhoram a eficácia no ganho de massa muscular. Outrossim, nesse horário o corpo tem mais tempo para se recuperar ao longo do dia. 

Tarde

Uma das vantagens de realizar atividades físicas no período da tarde é já termos o corpo aquecido, então não seria necessário gastar tanto tempo aquecendo o corpo quanto no período da manhã.

Estamos também já melhores alimentados, pela cultura brasileira, já estamos condicionados a dar uma maior importância ao almoço, fazendo uma refeição mais reforçada, o que facilita ser uma refeição pré-treino mais adequada.

Além disso, Jeanne Duffy, professora de medicina em Harvard e neurocientista no Brigham and Women’s Hospital, realizou um estudo norte-americano que comprova que no fim da tarde é o horário que mais queimamos calorias, assim, malhar neste horário tem melhor eficácia na perda de calorias.

 Noite

Assim como de tarde nosso corpo já está bem pré-aquecido, e com uma boa alimentação, conseguimos ter mais força e disposição para malhar. Mas temos que tomar certos cuidados, por mais que uma vida ativa e saudável nos proporcione melhores noites de sono, quando malhamos liberamos endorfina o que pode causar insônia. Por isso, é importante esperar cerca de 2 horas após o treino para que seu corpo desacelere.

Outro ponto para ter atenção redobrada é com a alimentação, pois é fundamental ter uma refeição que supra todas as necessidades do seu corpo e o que foi gasto por ele, sem que ele junte muita gordura.

Com uma alimentação inadequada nossa recuperação acaba sendo prejudicada, e por irmos dormir, nosso corpo guarda energias e não tem onde gastar o que foi consumido.

Tenha em mente seu objetivo de treino para assim conseguir escolher o melhor horário para treinar. Atente-se sempre a alimentação e com uma rotina de atividades físicas terá uma boa saúde e uma boa aparência.

Categorias
Saúde Ocupacional

Postura correta ao trabalhar em frente o computador

O trabalho em computador quando executado por muitas horas seguidas pode vir a provocar problemas como fadiga ocular e intelectual, dores musculares e tendinites, quando não adotamos hábitos saudáveis, como por exemplo, a adoção de uma postura incorreta.

Abaixo vamos detalhar alguns procedimentos que devem ser seguidos a fim de evitar estes problemas:

  • Uma boa postura é fundamental para diminuir a fadiga muscular e visual. As costas devem ser bem apoiadas pelo encosto da cadeira; os ângulos entre os antebraços e os braços e entre as pernas e o tronco devem ser de 90º. Posicione-se entre 45 a 70 centímetros do monitor, fazendo com este um ângulo entre 10 a 20º. Regule sua altura, deixando-o ligeiramente abaixo (15 a 20 graus) da altura dos olhos para evitar a tensão no pescoço. Podemos utilizar suportes de monitor ou mesas dinâmicas que permitem a regulagem.
  • A posição dos pés também é uma recomendação importante para o relaxamento da musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores. Portanto, os pés devem estar bem apoiados no chão ou a adoção de um apoio para os pés. O apoio para os pés é importante se a cadeira estiver numa posição demasiado alta para conseguir apoiar corretamente os pés no chão.
  • Minimize a distância entre seu monitor e quaisquer documentos que você precise consultar durante o trabalho. Copiar texto, de numa folha mal colocada fatigante. Utilize um suporte para folhas e coloque-o, de preferência, entre o teclado e o monitor, fazendo um ângulo reduzido relativamente à você.
  • Ajuste a iluminação do monitor para minimizar o excesso de luminosidade na tela.
  • O teclado e o “mouse” devem também estar posicionados ao nível da altura dos cotovelos. Durante o trabalho é importante que o punho fique reto, para tanto, podemos utilizar suportes a fim de apoiar os cotovelos na mesa de trabalho.
  • O teclado e o “mouse” são dispositivos que influenciam diretamente a sua saúde e podem provocar uma maior ou menor fadiga. A maioria dos teclados ergonômicos existentes no mercado inclui o apoio para os pulsos. No entanto, os trabalhadores que utilizam os computadores de forma intensa devem adquirir teclados ergonômicos, que diminuem a fadiga e aumentam a velocidade de digitação. O “mouse” ergonômico também é aconselhado, sendo recomendável optar por um modelo baixo, que exige um menor esforço do pulso. Destacamos os modelos com sensor óptico (não têm bola), que garantem uma maior precisão, um menor atrito entre o rato e o respectivo tapete, provocando, portanto menos cansaço.
  • Vamos manter as mãos relaxadas no teclado e no “mouse”. Os dedos devem estar ligeiramente fletidos e não esticados. Pressione as teclas suavemente e não estenda demasiadamente os dedos para chegar às teclas que estão mais longe – é preferível que desloque os braços. Deste modo alivia a tensão nos nervos, tendões e músculos da mão.
  • Mantenha os braços junto ao corpo.
  • Se por acaso precisar pensar, não fique olhando o monitor, pois vai cansar inutilmente a sua vista.
  • Atente ao fato de que o monitor ao longo de anos de uso fica menos nítido, exigindo um esforço maior nos olhos. Quem o utiliza diariamente pode não notar a diferença porque se vai habituando gradualmente ao desgaste do monitor.
  • Uma boa cadeira é fundamental. Como regra, procure um modelo que possibilite o maior número possível de ajustes (altura do assento, dos apoios dos braços e do encosto e ângulos entre estes) e preparado para eventuais adições (encosto para a cabeça, apoio para os pés e braços, etc.).
  • As cadeiras também devem ser ajustadas à altura da pessoa. Quando são fixas devem possuir regulagens compatíveis com as da população brasileira (altura ideal a partir de 36 cm).
  • As cadeiras devem possuir encosto de tamanho médio, para garantir uma melhor distribuição do peso corporal, e um melhor relaxamento da musculatura. É recomendável ainda, que as cadeiras não tenham braços (o apoio deve estar nas mesas, para garantir um apoio correto).
  • Vamos nos habituar a dar pausas no trabalho. Pode exigir autodisciplina e organização, mas é importante, mesmo que o seu espaço de trabalho seja ergonômico. Ao fim de duas horas ao computador, levante-se e descanse 10-15 minutos. Levante-se e estique o corpo, ou dê alguns passos. Se puder pratique os exercícios de alongamento e de relaxamento. Se não o puder fazer, organize as suas tarefas de modo a executá-las intercaladamente – estará a alternar os músculos e tendões que usa em cada uma delas. A fim de prevenir a fadiga visual, feche os olhos durante alguns segundos e foque ocasionalmente paisagens ou objetos distantes (a 6m ou mais). Pode também fazer pequenos exercícios de alongamento e relaxamento – valem, sobretudo pela mudança de posição.
Fonte: Fiocruz

Categorias
Saúde Financeira

8 dicas para uma boa saúde financeira pessoal

Tal como cuidamos da saúde pessoal também é importante dar atenção à sua saúde financeira.

O stress, as preocupações e o medo de entrar no vermelho e acabar perdendo o controle da saúde financeira afeta nossas emoções gerando problemas no corpo físico.

Mas com um bom controle financeiro é possível promover o equilíbrio para sua saúde pessoal e ainda aproveitar o melhor da vida, curtindo pequenos prazeres comportados pelo orçamento.

Para conquistarmos a saúde financeira é preciso organização e disciplina. Para isto selecionamos 8 dicas pontuais para uma boa saúde financeira

  1. Liste os gastos
    Levante informações sobre os maiores gastos previstos ao longo do ano, tais como: impostos, material escolar e outras despesas fixas.
    Provisione também para possíveis emergências, como a troca de móveis ou eletrodomésticos.
  2. Defina metas para o ano todo
    Escreva os desejos de aquisição cujos valores são mais relevantes, como a troca do sofá ou uma nova geladeira, a troca ou aquisição de um carro novo.
  3. Fuja do cheque especial
    Evite usar o limite do cheque especial sempre pague toda a fatura do cartão de crédito para não usar o crédito rotativo. Tanto o cheque especial quanto o rotativo do cartão de crédito são os empréstimos mais caros que que pode acessar. Troque-os por outros créditos mais baratos caso tenha alguma dívida.
  4. Seja organizado
    Controlar os gastos é imprescindível. Use um aplicativo para registrar todas as entradas e saídas de dinheiro.
    Mantenha suas finanças em dia e fique acompanhe todas as mudanças que ocorrem no saldo de sua conta, evolução nas entradas ou saídas de dinheiro. Isso é fundamental para a atualização de sua saúde financeira.
  5. Avalie as ofertas
    Faça contas e sempre avalie a melhor oferta. Sempre é possível participar de alguma promoção ou queima de estoque de alguns produtos. Programe-se para aproveitar as liquidações da Black Friday ou de início de ano.
  6. Aprenda a investir
    Estude e saiba como obter mais resultados além de guardar algum dinheiro. Saiba a hora certa para algum resgate de seu dinheiro aplicado e não se apavore com ruídos sem fundamentos.
  7. Cuide e dialogue sobre economia familiar
    Gastos planejados resultam em estabilidade e equilíbrio financeiro para toda família, gerando mais tranquilidade e bem estar. Use o dinheiro como uma ferramenta
  8. Dinheiro não é tudo, mas proporciona realizar sonhos, traz segurança e permite ajudar outras pessoas.
    Saiba valorizar o próximo e nunca coloque o dinheiro acima de qualquer coisa. O dinheiro não pode ser um fator de stress, mas sim um facilitador de estabilidade pessoal, familiar e social.

Categorias
Saúde Intelectual

Quais obras levar para a leitura na praia?

Fizemos uma seleção de livros que o ajudarão aprender sobre saúde integral para que possa decidir com seu médico ou terapeuta a melhor forma de promover a saúde do corpo e mente

× Como posso te ajudar?