A mudança repentina de nossa rotina, pode ser causadora de problemas psicológicos e emocionais, pelo tempo ocioso. Pensando em animar o período de quarentena de todos, diversos serviços estão sendo disponibilizados gratuitamente para população.
O Governo lançou a plataforma Todos por todos que mostra serviços disponíveis de forma gratuita, onde qualquer um pode participar, sendo oferecendo um serviço ou usando-os. Criando assim uma corrente forte de solidariedade.
Também aderindo essa corrente solidária, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, criou uma central de recebimento de doações, visando ajudar principalmente, pessoas de baixa renda e moradores de rua.
Grandes impactados dentre a crise são os bancos de sangue, que estão com seus estoques em nível crítico. Para não comprometer a vida dos pacientes, e restabelecer sua normalidade, em São Paulo, doações de sangue estão sendo agendadas. Assim, não comprometendo pacientes que necessitam das doações e nem expondo a população a riscos de contágio do coronavírus.
Foi criado também o Fundo Emergencial para Saúde, voltado a atender quem mais precisa durante a pandemia. Ele é movido pelas doações de toda sociedade, para doar basta acessar o site, bsocial.com.br, onde as doações estão sendo arrecadadas.
E para quem está em quarentena, há diversas outras atividades para realizar em casa de forma gratuita, e para todos os gostos.
LEITURA
Para os amantes de livro, esse tempinho a mais livre pode ser a oportunidade tão desejada de colocar a leitura em dia. E para que não tem esse hábito é a oportunidade perfeita para desenvolver o gosto pelos livros.
Visando incentivar o público leitor, a Amazon, uma plataforma muito conhecida e que cresce fortemente no mundo todo, liberou centenas de livros gratuitamente durante o período de quarentena. Seguindo a mesma iniciativa, a plataforma Scribd disponibilizo todo seu acervo gratuitamente durante os primeiros 30 dias, podendo cancelar o plano a qualquer momento.
Uma ótima iniciativa, não?
Para quem já gosta e tem o hábito de leitura, mas não sabe qual livro ler durante este período, os canais abaixo podem ajudar! Além de darem dicas e listarem livros, falam sobre algumas obras, e inclusive dão um olhar crítico e diferenciados sobre elas:
Como criar o hábito de leitura
Muitas pessoas têm dificuldade em encontrar tempo, ou um gênero de livro que realmente goste. Com esses serviços dando o livro de forma gratuita na palma de nossa mão fica mais fácil de criar o hábito de leitura, né?
Para ajudar quem quer ingressar no mundo literário, a Tag Livro criou a Jornada de Leitura um jeito fácil e lúdico de nos programarmos para criar o hábito de ler.
Além disso devemos tomar algumas atitudes, como:
- Pegar o livro
Para desenvolver esse hábito você tem que primeiro, pegar um livro!
Você tem que ter um ponto de partida, nem sempre vai acertar logo de cara, mas o importante é começar! Busque uma leitura leve, nada muito grande, com um tema que te interesse, se conseguir isso, já tem 50% de chance de acertar na escolha.
- Não desanime, ache algo que você goste!
Se não der certo a primeira, segunda ou terceira vez, tudo bem! O importante é não desanimar. Busque trocar gêneros e temas que você goste, e se durante a leitura você vê que não está sendo algo prazeroso, pode partir para outro (mas também dê uma chance ao livro, leia até a metade para ter certeza que não gosta).
Depois de achar um gênero que te agrade, fica muito mais fácil ampliar suas opções.
- Melhor horário para ler
Leia durante o dia, num período que você não esteja cansado. Ler com sono e cansado exige o dobro de atenção e esforço, tornando a leitura massante. Leia quando estiver bem , assim seu corpo associa a prática da leitura como algo prazeroso.
Sempre que puder, leve um livro com você. Um livro pode ser um ótimo amigo nas horas ociosas, te tirando do tédio. Por exemplo, na espera de uma consulta, no transporte, antes do trabalho, etc.
- Leia sempre
O hábito de leitura se faz dia após dia, por isso, leia sempre! Leia notícias, jornais, revistas, bulas, manchetes, tudo que estiver na sua frente. Não se cobre tanto, criar esse hábito é um processo lento e requer paciência, mas quanto mais você ler, maior o gosto por essa prática você vai ter.
E para quem curte Podcast, tem um mundo interiro de livros dentro desses programas de áudio, trazendo resumos, recomendações, dicas, listas de livros, entre outros tantos assuntos. Além de ser também uma ótima opção para ouvir enquanto treina, limpa a casa, está no trânsito, etc., te possibilitando ter o melhor aproveitamento possível do seu tempo.
Veja 10 livros para se ler na praia. Aqui estão algumas dicas de podcasts para os leitores e futuros leitores:
- RÁDIO COMPANHIA
O podcast da Companhia Das Letras, que fornece debates e entrevistas, como também contam alguns livros.
- CAIXA DE HISTÓRIAS
Traz obras novas para os leitores, contando e comentando sobre um trecho do livro. Uma ótima opção para conseguir boas sugestões de livros.
- 30 MIN
Vai abordar o mundo literário de forma descontraída e divertida, além de trazer diversas indicações. Abordando temas não falados muitas vezes ao estudarmos o livro.
- ILUSTRÍSSIMA CONVERSA
Para quem gosta de entrevistas, aqui são entrevistados autores de não ficção ou de pesquisa acadêmicas.
Outra opção para exercitar a mente e aprender algo novo, Harvard disponibiliza cursos gratuitos para todos. Assim como a FGV, que sempre forneceu esses cursos, e agora temos a oportunidade de começar a estudar algo novo e que nos agrade, ocupando todo esse tempo livre.
Podemos fazer com que os nossos dias de quarentena se tornem bem mais proveitosos, exercitando nossa mente, para que ela não fique ociosa e consigamos passar por essa fase difícil.
FILMES
Esse tempo em casa acaba dando a famosa “preguiçinha”, e a vontade de ficar no sofá é grande, e uma ótima opção para fazer o tempo passar é vendo um filme. Durante a quarentena cinema está fora de cogitação, então o jeito é passar a ver filmes no conforto de casa.
Muitos utilizam plataformas streamings para assistir filmes e séries, outros optam por canais da televisão e alguns ainda usam o aparelho DVD. Independente do meio de reproduzir os filmes, é sempre um boa opção para família toda.
Para fugir da rotina e dar outra alternativa de entretenimento, o ITAÚ Cultural está fornecendo filmes e documentários nacionais gratuitamente! Você tem acesso a filmes premiados e documentários sobre esse mundo do cinema, mudando um pouco da rotina de filmes que você já está acostumado, além de conhecer obras brasileiras.
Além disso, plataformas como Amazon Prime, GloboPlay e Netflix, dão os primeiros 30 dias de uso grátis, você pode aproveitar esse tempinho de quarentena vendo séries e filmes famosas nesses streamings.
E para ampliar seu olhar sobre os filmes e sua lista de filmes para ver durante esse período em casa, o YouTube está cheio de canais que falam sobre o tema. Abaixo temos 3 que falam sobre críticas, listas de filmes , curtas e tudo que vocês quiserem saber dentro desse mundo cinematográfico:
Para incrementar ainda mais seu conhecimento sobre os filmes, a produção deles, atores, curiosidades e indicações, listamos também ótimos podcasts sobre o tema:
- FEITO POR ELAS: Divulga e discute sobre filmes feitos e dirigidos por mulheres, bacana né?
- O QUE ASSISTIR?: Esse podcast é perfeito para quem está cansado de ver os mesmo filmes, ou sem ideias de qual vai ser a próxima obra a ser assistida. Aqui eles dão indicações de filmes e séries
- CANAL 42: Para os amantes de série, esse podcast é perfeito para você! Ele é focado em séries.
- VALE A PENA VER THE NIGHT: E quem acompanha o programa de TV “The Night” com Danilo Gentili, esse podcast mostra as principais entrevistas da semana.
Passar os dias em casa ficam bem melhores assim, não é mesmo? Mas toda sessão pede um acompanhamento, que tal mudar a pipoca por uma opção mais saudável e gostosa? Trocar a pipoca por frutas é uma ótima opção. Se você tiver crianças em casa, fazer um prato com diferentes frutas picadas pode ser bem atrativo!