Dia do Nutricionista: a relevância desta área na promoção da saúde

Dia do Nutricionista: a relevância desta área na promoção da saúde

Quando pensamos em ir ao nutricionista, muitas vezes, pensamos em emagrecimento. Muito além disto, o nutricionista é o profissional que estuda e orienta as pessoas para a alimentação saudável em todas as fases da vida: gestação, amamentação, infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. E hoje, 31 de agosto, comemoramos o seu dia.

Para celebrar junto com esses profissionais, nada melhor que entender a importância de seu trabalho e orientações na construção de novos hábitos alimentares e melhor qualidade de vida.

Atualmente, temos uma infinidade de sites e aplicativos com dicas de saúde e alimentação. Facilmente, com apenas alguns cliques, qualquer pessoa pode ter acesso a diferentes e variados conteúdos sobre o tema. Entretanto, informações generalizadas não bastam para garantir a sua saúde, pois cada um tem uma necessidade. Nem sempre, tais descobertas são 100% garantidas e a má aplicação dos conceitos pesquisados pode causar mais danos do que benefícios ao corpo.

Quando o assunto é nutrição, o nutricionista continua sendo a fonte mais segura para a sua saúde.

A data comemorativa

O dia 31 de agosto foi escolhido em virtude da fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu nesta mesma data em 1949. A entidade foi criada com o objetivo de aprofundar estudos sobre a qualidade da alimentação e no campo da nutrição.

Posteriormente a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

O Dia do Nutricionista é anualmente celebrado com atividades de conscientização alimentar em diferentes Estados.

A importância e a atuação do nutricionista

A nutrição é o campo da saúde que estuda os alimentos e o efeito que eles produzem nos organismos. Dessa forma, o profissional da área tem o desafio de orientar seus pacientes com uma dieta saudável, diversa e gostosa, garantindo todos os nutrientes necessários de acordo com suas características individuais e estilo de vida.

Mas o nutricionista não atua apenas prescrevendo dietas. Cada pessoa precisa de uma quantidade individual de macro e micronutrientes para manter o funcionamento adequado do organismo e o equilíbrio do corpo. Por esse motivo, as escolhas alimentares do dia a dia são tão importantes para a manutenção da saúde e do bem-estar e devem ser orientadas por um profissional especializado.

Assim, este especialista pode atuar em diversas áreas, como: controle e manutenção do peso, acompanhamento nutricional de atletas profissionais, pesquisa, programas de vigilância sanitária, elaboração de produtos alimentares e de nutrição, controle alimentar de doentes, entre outros.

O comportamento a alimentar está diretamente relacionado a questões fisiológicas, metabólicas e ambientais. Por isso, compreender a importância das orientações nutricionais é essencial para ter uma vida mais saudável.

A alimentação saudável pode melhorar a sua qualidade de vida

Poucas vezes paramos para pensar na importância da alimentação em nossas vidas e, simplesmente, nos alimentamos por necessidade.

Entretanto, a alimentação não é apenas fonte de energia para o corpo, ela também ajuda a ter melhor qualidade de vida e, até mesmo, prevenir doenças.

Hábitos simples e saudáveis – como o consumo de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes – podem ser muito úteis para aumentar a disposição, a concentração, o desempenho no trabalho, na academia e no ambiente social.

Veja outros benefícios do acompanhamento com nutricionista.

Melhora a qualidade do sono

A alimentação saudável e adequada inclui nutrientes que contribuem para uma noite de sono mais tranquila. Consequentemente, o momento de descanso se torna mais agradável, ajudando a equilibrar as funções do organismo. Isso reduz a necessidade de utilizar calmantes e supressores do sistema nervoso central.

Auxilia na prática de esporte

Praticantes de atividade física têm necessidades nutricionais específicas, de acordo com suas características individuais e a modalidade esportiva praticada. Portanto, o consumo de nutrientes adequados favorece o desempenho e condicionamento físico dos atletas.

Mais disposição e bem-estar

Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é a melhor forma de ter mais energia e disposição, afastando o estresse e a fadiga. Com equilíbrio alimentar você se torna mais produtivo para exercer as tarefas cotidianas.

Controle e acompanhamento do peso

Controlar a quantidade de calorias consumidas diariamente não é muito simples. Por isso, contar com a ajuda do nutricionista pode ser fundamental para organizar melhor a dieta do dia a dia, garantindo que você consiga chegar ao equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético.

A reeducação alimentar é o ponto chave tanto para quem quer emagrecer, como para quem quer engordar ou apenas manter o peso.

Previne doenças

Colesterol alto, diabetes, dificuldade de concentração e memorização, doenças cardiovasculares, obesidade, alguns tipos de câncer e gastrite são exemplos de males que uma refeição rica em nutrientes ajuda a prevenir. A variação de proteínas, carboidratos e minerais, é capaz de aumentar a resposta imune do organismo, fundamental na prevenção de doenças.

Melhora o funcionamento do intestino

Uma alimentação inadequada, rica em açúcar e gordura, favorece o crescimento de bactérias patogênicas no intestino, que pode ocasionar patologias que desencadeiam em carência de vitaminas e minerais, mais estresse, flatulência, processos alérgicos, entre outros.

A dieta adequada é fundamental para manter a flora bacteriana em equilíbrio no organismo, gerando maior conforto e saúde.

Infância mais saudável

Hábitos alimentares saudáveis devem começar ainda na infância para que a criança cresça saudável e bem nutrida.

Envelhecimento tranquilo

Cada fase da vida exige uma orientação alimentar diferenciada. E o nutricionista é o profissional mais indicado para dar o direcionamento adequado, de acordo com as alterações fisiológicas provenientes do processo de envelhecimento. Garantindo, assim, um envelhecimento mais tranquilo e saudável.

O nutricionista tem como missão orientar seus pacientes na escolha de alimentos mais saudáveis, criando dietas personalizadas para a reeducação alimentar, conforme a idade, estilo de vida e necessidades nutricionais. É o especialista que está sempre em busca de uma melhor saúde e qualidade de vida para seus pacientes.

Barbara Valsezia