Alergias: como surgem e como desaparecem?

Alergias: como surgem e como desaparecem?

A alergia é um tipo mais comum de distúrbio no funcionamento do sistema imunológico. Trata-se de uma manifestação que pode surgir tanto logo nos primeiros meses de vida como pode despertar de maneira abrupta em alguma fase da vida adulta sem qualquer episódio anterior.

As alergias podem manifestar-se como uma dermatite incômoda que surge de maneira inesperada após contato com um agente agressivo, ou, por exemplo, após ingestão de um alimento ou até mesmo como uma alergia respiratória sazonal.

Antes que você se pergunte por que as alergias surgem de maneira tão repentina, saiba que elas correspondem a uma ação, ou melhor, reação do seu sistema imunológico a uma substância que lhe pareceu danosa. Comumente o que ocorre é uma reação exacerbada do seu organismo a uma substância que normalmente poderia ser inofensiva para grande parte das pessoas.

Por falarmos em substâncias, as alergias podem ser desencadeadas por uma gama bem diversa de agentes, entre eles os agentes biológicos ou os sintéticos.
Dentre as causas mais comuns que podem desencadear quadros alérgicos estão o pólen, os ácaros, os alimentos, os medicamentos, os venenos para controle de pragas e as peles de animais.

O mecanismo de resposta para um quadro alérgico

Quando o nosso sistema imunológico está em pleno funcionamento, ele é capaz de identificar e combater invasores, por exemplo, vírus e bactérias que podem comprometer a nossa saúde.
Pessoas que possuem alergia apresentam problemas na resposta imunológica do seu organismo. Ao serem expostas, por exemplo, ao pelo do seu animalzinho de estimação, o seu organismo entende que está em contato com um agente que precisa ser combatido.

Ao entender que o corpo tem um invasor que pode comprometer a sua saúde, o sistema imunológico mobiliza esforços para eliminá-lo e aqui temos a resposta alérgica que o indivíduo apresenta.
Embora comumente haja um caráter hereditário por trás da manifestação de uma alergia, elas podem começar de maneira totalmente inesperada após a ingestão de um alimento, por exemplo, ou do contato com a pele ou pelo de um animal.

Dessa forma, a alergia e a sua manifestação, além do caráter hereditário do sujeito, leva em consideração também as características genéticas do indivíduo. Em outras palavras, você pode nascer com uma alergia, ou manifestar uma sem nenhum registro anterior em seu histórico.

Por que as alergias existem?

Se a alergia é uma resposta exagerada do nosso organismo a uma substância que é inofensiva para a maioria das pessoas, por que as alergias existem?

Uma determinada substância, biológica ou sintética, é alergênica a partir do momento que uma proteína sua, em totalidade ou fracionada, é capaz de ativar moduladores do sistema imunológico que respondem a esse estímulo. Essa ativação desencadeará os sintomas característicos de uma reação alérgica que quem possui conhece bem.

Para que uma substância alergênica estimule a resposta do sistema imunológico é necessário que ela passe pelas células epiteliais do sistema digestivo e das vias respiratórias.

Alergias podem desaparecer sozinhas?

Sim, embora possa parecer mito, há alergias que podem desaparecer sozinhas. O que acontece nesse caso é que o indivíduo alérgico consegue abandonar a sintomatologia apresentada anteriormente quando entra em contato com a substância alergênica. Igualmente ele pode substituir a manifestação dos sintomas por outros componentes.

Quando a alergia naturalmente some, sem tratamento, isso significa que o indivíduo foi dessensibilizado em relação à substância anteriormente alergênica. Essa dessensibilização ocorreu por meio da exposição natural à qual ele esteve exposto ao longo da vida. A exposição a alimentos no caso de alergia a alimentos consiste hoje na modalidade terapêutica mais utilizada para o tratamento de alergias infantis sobretudo a amendoim, ovo ou leite.

Segundo estudos clínicos realizados nos últimos dez anos, o percentual de crianças com alergia a tais alimentos apresentou resposta satisfatória através desse processo de intervenção clínica.

Alergia de causa emocional

A alergia também pode ter causa emocional. Nesse caso especialmente suas causas são bem definidas, ou seja, são bem claras. Ela pode ser desencadeada por estresse e também por ansiedade.
E a sua manifestação pode aumentar a presença de substâncias tais como catecolaminas que levam a liberação de substâncias no corpo que desencadeiam reações inflamatórias.

Gravidade dos casos e dados

De acordo com dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 30% da população adulta apresenta algum tipo de alergia. Desse total, a maioria se concentra em alergias respiratórias e alimentares.
A gravidade de uma reação alérgica varia de um indivíduo para o outro e do nível de sensibilização que o seu sistema tem àquela determinada substância.

As manifestações alérgicas de modo geral podem variar desde pequenos incômodos na pele até a anafilaxia, que pode resultar em óbito. A alergia desencadeada por ácaro pode resultar em nariz escorrendo e olhos lacrimejando, por exemplo. A alergia alimentar por sua vez pode desencadear em urticária, formigamento e até mesmo falta de ar.

Barbara Valsezia