Novembro Azul: diagnóstico precoce é o maior aliado para a cura do câncer de próstata
Se o mês de outubro é “pintado” de rosa, o mês de novembro é azul! O intuito é marcar um período de conscientização e mobilização da sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tipo de câncer mais comuns entre homens. A doença é a causa de morte de 28,6% dos pacientes masculinos que desenvolvem tumores malignos, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), de 2020.
Entendendo o câncer de próstata
A próstata é uma glândula do tamanho de uma castanha com peso de aproximadamente 20 gramas. Ela fica alojada no sistema reprodutor masculino, abaixo da bexiga. Sua função é produzir esperma em conjunto com as vesículas seminais.
O câncer neste local não apresenta sintomas na fase inicial. Quando as dores e incômodos ao urinar aparecem, os tumores já estão em grau avançado, o que prejudica o tratamento e complica a cura. Por isso, a importância de realizar exames preventivos.
Na fase mais avançada, quando há sintomas, são eles:
• Dor e incômodo ao urinar;
• Dores localizadas, possivelmente ósseas;
• Vontade de urinar com frequência;
• Sangue na urina ou no sêmen.
Exames preventivos
A Sociedade Brasileira de Urologia afirma que a melhor forma de conquistar a cura do câncer de próstata é conseguindo diagnosticá-lo precocemente. Por isso, a recomendação é clara: homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou a partir de 50 anos sem tais fatores devem comparecer ao Urologista para realizar o check-up.
Os fatores de risco são:
• Histórico de câncer de próstata na família, considerando pai, irmão e tio;
• Pessoas negras que sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• Obesidade.
Os exames podem ser vários, dependendo do quadro geral do paciente e dos fatores de risco envolvidos. Porém, um exame específico é motivo de desconforto para a maioria dos homens: o toque retal. Tal avaliação, realizado com a introdução do dedo do médico na região do reto, é importante para que o profissional possa verificar possíveis alterações na glândula, como endurecimento ou nódulos suspeitos.
O preconceito e as piadas podem atrapalhar a cura do câncer de próstata
Estatisticamente, homens já são menos propensos a se disciplinar para os exames preventivos do que as mulheres. Além disso, o exame de toque retal é alvo de preconceitos da população masculina. Contudo, as piadas ou o desconforto envolvendo o exame podem impedir que um paciente tenha mais chances de cura no caso de alguma alteração.
Novembro Azul é o momento para quebrar preconceitos e mitos a respeito do câncer de próstata e suas ações preventivas. A informação correta e a prevenção salvam vidas! Para colaborar com esta campanha é muito simples:
- Informe os homens que você ama (compartilhe este texto, por exemplo);
- Não dissemine piadas sobre os exames preventivos;
- Encoraje as pessoas ao seu redor a cuidarem de sua saúde!
E conte com nosso site como canal de informação para isso ?