Romã traz prosperidade? Saiba como surgiu a crença e mais detalhes sobre a fruta
A romã é uma fruta muito procurada nas passagens de ano. É da crença da população brasileira que o seu consumo, muitas vezes ligado a um ritual – chamado de “simpatia” -, pode trazer prosperidade para o novo ciclo. Por isso, sua procura é alta nos últimos meses do ano. Mas de onde veio esta crença?
A simbologia por trás da romã é milenar e originária de diversos países e culturas. Mas, principalmente, sua fama tem motivação no fato de o fruto possuir muitas sementes, sinal de fecundidade e fartura.
Na Grécia, diz a mitologia que a romãzeira, árvore que faz nascer a romã, veio da vontade de Afrodite. A deusa da beleza e do amor teria ordenado a criação desta árvore.
Já no judaísmo, a romã é consumida na passagem do ano novo judaico (comemorado em setembro) como símbolo religioso. A fruta traria esperança para um novo ciclo cheio de prosperidade. Há judeus que guardam os caroços da fruta embaixo dos travesseiros. No Brasil há pessoas, mesmo sem origem judaica, que guardam caroços também em suas carteiras esperando abundância para o novo ano.
Na antiguidade romana, a fruta era cercada de presságios de riqueza e mantinha uma imagem de nobreza, por isso estava na mesa dos reis e nobres em cerimônias especiais.
A fruta romã
A árvore que dá esta fruta é a romãzeira, nativa do Irã, por isso é muito presente no Oriente Médio e em parte da Ásia e Europa. Sua casca é dura e marrom brilhante. Em seu interior, há centenas de sementes vermelhas e brilhantes, separadas em bolsas. Seu tamanho é similar ao de uma laranja.
As sementes são comestíveis, ricas em nutrientes como vitaminas (C, K e B), ácido fólico e antioxidantes. Seu uso é versátil: vai bem em saladas, sucos, sobremesas, no meio de outras frutas, iogurtes ou consumida pura.
Ritual com romã para atrair prosperidade
Principalmente no ano novo, há diversos rituais e simpatias envolvendo a romã. Veja uma maneira de atrair prosperidade e fartura no novo ciclo, segundo costumes tradicionais.
Abra uma romã utilizando faca. Escolha três sementes que te chamem a atenção. Na virada do ano, coloque as sementes escolhidas na boca sem mastigá-las, mentalizando três desejos para o ano vindouro. Quanto mais concentração, dizem, maior a energia colaborativa para o seu sucesso. Depois, retire as sementes da boca e envolva-as em um pano ou papel branco, guardando-as na carteira ou em um local próximo a você.
Se o ritual funciona, não há comprovação científica, porém se você concentrar boas energias nesta fruta tão rica e carregada de tantos simbolismos relacionados à fartura, certamente atrairá bons ventos.
Assim, além de fazer o ritual, que tal incluir a romã em sua alimentação? Muita prosperidade e saúde para você!