8 dicas para uma boa saúde financeira pessoal

8 dicas para uma boa saúde financeira pessoal

Tal como cuidamos da saúde pessoal também é importante dar atenção à sua saúde financeira.

O stress, as preocupações e o medo de entrar no vermelho e acabar perdendo o controle da saúde financeira afeta nossas emoções gerando problemas no corpo físico.

Mas com um bom controle financeiro é possível promover o equilíbrio para sua saúde pessoal e ainda aproveitar o melhor da vida, curtindo pequenos prazeres comportados pelo orçamento.

Para conquistarmos a saúde financeira é preciso organização e disciplina. Para isto selecionamos 8 dicas pontuais para uma boa saúde financeira

  1. Liste os gastos
    Levante informações sobre os maiores gastos previstos ao longo do ano, tais como: impostos, material escolar e outras despesas fixas.
    Provisione também para possíveis emergências, como a troca de móveis ou eletrodomésticos.
  2. Defina metas para o ano todo
    Escreva os desejos de aquisição cujos valores são mais relevantes, como a troca do sofá ou uma nova geladeira, a troca ou aquisição de um carro novo.
  3. Fuja do cheque especial
    Evite usar o limite do cheque especial sempre pague toda a fatura do cartão de crédito para não usar o crédito rotativo. Tanto o cheque especial quanto o rotativo do cartão de crédito são os empréstimos mais caros que que pode acessar. Troque-os por outros créditos mais baratos caso tenha alguma dívida.
  4. Seja organizado
    Controlar os gastos é imprescindível. Use um aplicativo para registrar todas as entradas e saídas de dinheiro.
    Mantenha suas finanças em dia e fique acompanhe todas as mudanças que ocorrem no saldo de sua conta, evolução nas entradas ou saídas de dinheiro. Isso é fundamental para a atualização de sua saúde financeira.
  5. Avalie as ofertas
    Faça contas e sempre avalie a melhor oferta. Sempre é possível participar de alguma promoção ou queima de estoque de alguns produtos. Programe-se para aproveitar as liquidações da Black Friday ou de início de ano.
  6. Aprenda a investir
    Estude e saiba como obter mais resultados além de guardar algum dinheiro. Saiba a hora certa para algum resgate de seu dinheiro aplicado e não se apavore com ruídos sem fundamentos.
  7. Cuide e dialogue sobre economia familiar
    Gastos planejados resultam em estabilidade e equilíbrio financeiro para toda família, gerando mais tranquilidade e bem estar. Use o dinheiro como uma ferramenta
  8. Dinheiro não é tudo, mas proporciona realizar sonhos, traz segurança e permite ajudar outras pessoas.
    Saiba valorizar o próximo e nunca coloque o dinheiro acima de qualquer coisa. O dinheiro não pode ser um fator de stress, mas sim um facilitador de estabilidade pessoal, familiar e social.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *