Conheça o tema e o objetivo da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022

Conheça o tema e o objetivo da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022

Todos os anos, em agosto, a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – em português, Aliança Mundial pelo Aleitamento Materno – realiza a campanha global chamada Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Em 2022 o mote será “STEP up for breastfeeding: educate and support”, em português, a tradução é Reforçar o aleitamento: educar e apoiar.

O foco é fortalecer, por meio da educação e sensibilização, a missão de toda a rede de apoio que a mãe deveria ter ao amamentar. A palavra STEP foi escolhida também como uma abreviação de: Support/ Time/ Education/ Place. Em português: Apoio/ Tempo/ Educação/ Lugar. Ou seja, educar para apoiar na hora e no local certos.

A campanha utilizará a hashtag #WBW2022 e é voltada a órgãos de saúde e autoridades do mundo todo para que possam reforçar diretrizes com toda a sociedade, como empregadores e famílias.

Amamentar é a melhor opção

O aleitamento materno é a melhor alternativa de nutrição ao bebê e é benéfico para a mãe, física e psicologicamente. O leite da mãe promove o desenvolvimento sustentável do bebê, garantindo segurança alimentar para todos. Ele reduz os impactos da desigualdade social, que pode impedir, por exemplo, uma família de comprar o leite adequado à criança.

O leite materno é o melhor e mais completo alimento do bebê recém-nascido, pois contêm o balanço exato de gorduras, proteínas e carboidratos necessários que se ajusta naturalmente a cada fase. O leite do peito promove o crescimento, desenvolvimento saudável e ganho de peso equilibrado.

Também são inúmeros os benefícios em relação a anticorpos e vitaminas que protegerão o bebê contra doenças, na primeira infância e por toda a vida. Caso o bebê necessite, por motivos de alguma doença, de alguma defesa em seu organismo, o leite materno também auxiliará em sua recuperação.

O aleitamento aproxima a mãe e o bebê afetivamente, potencializando a autoestima e a segurança que a criança sentirá ao se desenvolver.

Para a mãe, amamentar contribui para reduzir o peso extra adquirido na gravidez e minimizar chance de câncer de útero e ovários. Além disso, reduz o sangramento no período pós-parto e protege contra doenças cardiovasculares e osteoporose.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O aleitamento materno é um dos pontos mapeados dentro dos ODS 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), na parte que diz:

  1. Erradicação da pobreza – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  2. Fome zero e agricultura sustentável – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  3. Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  4. Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Veja mais detalhes em:

Barbara Valsezia