Alimentação saudável no mês das festas juninas
Junho é o mês das tradicionais festas de São João ou quermesses, regadas a muitas delícias. Sabemos que no cenário atual de pandemia, as festas juninas de 2020 serão diferentes na maioria dos casos, devido à recomendação de evitar aglomerações. Mesmo assim, como o brasileiro é apaixonado pela celebração, muitas famílias vão dar seu jeitinho de festejar.
Geralmente, são muitos comes e bebes à disposição, dos quais muitos são bem adoçados, condimentados e calóricos. Em grandes quantidades e sem o devido cuidado, estas guloseimas são uma bomba para o organismo, principalmente, para aqueles que estão buscando uma alimentação mais equilibrada e saudável.
É possível equilibrar a degustação das delícias juninas e manter a saúde em dia. Vamos ver algumas dicas?
Os mais saudáveis da festa junina, porém, com moderação
Algumas comidas típicas das festas juninas são mais calóricas, industrializadas, açucaradas ou gordurosas do que outras. Há opções mais próximas de uma alimentação natural e balanceada, especialmente se prestar atenção no preparo.
Mesmo assim, o que vai fazer a diferença é o balanço final. O exagero na comilança pode levar a dores estomacais e até mesmo a uns quilinhos extras. Primeiro, vamos ver as opções mais saudáveis desta linda festa, depois veremos os menos saudáveis e, por último, as dicas para balancear sua alimentação neste mês de guloseimas.
Milho-verde
É o alimento destaque da lista, pois ele aparece em várias versões e pratos. Oferece carboidratos, vitamina B, minerais, fibras e antioxidantes. Para que seja saudável, é importante preparar o alimento em vez de comprá-lo no formato industrializado e também cuidar dos ingredientes. O famoso milho cozido deve ter pouco sal e manteiga. Dê preferência para o sal rosa do himalaia ou marinho.
Pipoca
Estoure sua própria pipoca e diga adeus à versão industrializada, que vem com muito sódio e outros aditivos. Use pouco óleo e sal no preparo.
Pamonha e curau
Mais alguns deliciosos pratos feitos com milho e muita manteiga. Prefira manteiga de coco, azeites e leite de coco no preparo, diminuindo as calorias dos pratos.
Cuscuz
Outro maravilhoso derivado do milho. A receita pode ficar mais nutritiva e leve usando peixes (atum ou sardinha), legumes e ovos. Estes itens contêm gorduras do bem e ajudam a equilibrar o colesterol.
Bolo de milho, fubá ou mandioca
Use pouco açúcar, dando preferência ao mascavo ou demerara. Use óleos vegetais como o de coco para ganhar mais qualidade nutricional.
Canjica e arroz doce
Use pouco açúcar, dando preferência ao mascavo ou demerara. Não use leite condensado. Prefira o de coco ou comum. Para dar sabor use canela em pó ou ralada, cravos, castanhas e outras oleaginosas moídas e raspas de laranja.
Tapioca
Bom baixo índice glicêmico, este derivado da mandioca é uma delícia incorporada à festa junina. Cuidado com os recheios gordurosos ou muito doces. Prefira recheios com proteína magra (frango), verduras (escarola) ou frutas (banana ou morango).
Pinhão e batata-doce
São calóricos, mas nutritivos, e podem ser cozidos sem óleo.
Os vilões das festas juninas
É válido saborear todos os alimentos que você desejar. Porém, ligue o alerta para estes:
- Salsicha: o cachorro-quente é extremamente calórico devido à combinação de ingredientes. A salsicha, em especial, é um item cheio de condimentos e produtos químicos nocivos à saúde. Se você gosta muito, aprecie com moderação;
- Paçoca e pé-de-moleque: doces muito açucarados. As versões diet têm muitos aditivos químicos e gorduras. Ou seja, não tem outro caminho senão a moderação;
- Quentão de vinho ou cachaça: álcool já é calórico por si só. Se adicionar açúcar, estas bebidas viram uma bomba. Evite o uso de açúcar e use mais frutas e sucos integrais para preparar o quentão. Invista no gengibre que, além de dar aquela picância, ainda tem antioxidantes. Para dar um toque especial, especiarias e raspas de laranja.
- Salgadinhos fritos: o famoso pastel e até mesmo as coxinhas foram incorporadas a muitas comemorações juninas. São alimentos calóricos e gordurosos. Devem ser consumidos com muita moderação.
Alguns truques para passar pelas festas juninas ileso.
Comer como se não houvesse amanhã pode ser bem ruim no dia seguinte. Veja as orientações para amenizar os impactos das guloseimas:
- Se vai ter festa junina, amenize as outras refeições. Consuma muita salada com folhas verdes, frutas e alimentos de baixa caloria. Assim você faz uma compensação;
- Não descuide dos exercícios;
- Tome muita água, especialmente se consumir bebidas alcoólicas. Mantenha-se hidratado;
- Tome um chazinho digestivo antes de dormir: erva-doce, boldo ou hortelã podem ajudar;
- Exagerou? Faça um processo detox no dia seguinte consumindo muitas folhar verdes, frutas digestivas (abacaxi), água morna com limão, gengibre e sopinha de legumes.
Cuide de sua saúde e bem-estar, sempre, sem deixar de dançar a quadrilha!
E para deixar gostosa e saudável a festa junina em casa, aqui vão algumas receitas:
Receita de vinho quente light
Ingredientes:
- 2 xíc. de chá de hibisco (bem forte);
- 2 xíc. de suco de uva concentrado sem açúcar;
- 2 xíc. de vinho tinto;
- 1 col. (chá) de gengibre em pedaços;
- 2 pauzinhos de canela;
- 3 dentes de cravo;
- 2 col. (sopa) de adoçante culinária;
- Casca de 1/3 de limão;
- Casca de 1/3 de laranja vinho quente.
Modo de preparo:
- Em uma panela média, coloque o chá, o suco e o vinho.
- Leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos.
- Acrescente o gengibre, a canela e deixe ferver por mais 1 minuto.
- Em seguida, adicione o cravo e as cascas e ferva por mais 1 minuto.
- Desligue o fogo e só então coloque o adoçante.
- Sirva em seguida com uma fatia fina de maçã – rende 3 copos
Receita de bolo de milho saudável com leite de coco
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de milho cozido (se possível o natural)
- 200 mililitros de leite de coco
- 1/2 xícara (chá) de farinha de coco
- 1 xícara (chá) de fubá fino
- 3 colheres (sopa) de óleo de coco
- 3/4 xícara (chá) de adoçante Xylitol
- 1 colher (sopa) de fermento químico
Modo de preparo
- Bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo.
- Em seguida, posicione a massa em uma fôrma com furo no meio e coloque para assar em forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos.
- Se quiser incrementar a apresentação, adicione coco tostado por cima do bolo na hora de servir.
Aproveite! Siga-nos nas redes sociais para mais receitas saudáveis e deliciosas!