- Para manter uma rotina saudável, além de boa alimentação é necessário práticas constantes de atividades físicas. Elas ajudam no melhor funcionamento do corpo, organismo, aparência, resistência, entre outros muitos benefícios.
- Uma dúvida comum é o melhor horário para realizar essas atividades. A resposta vai variar de acordo com a finalidade do treino, seja ela emagrecer, ganhar massa ou fortalecer músculos e articulações.
Manhã
Quando acordamos nosso corpo ainda está frio, por isso o período da manhã exige mais tempo para se aquecer, além disso a atenção na alimentação tem que ser redobrada. Se optar por realizar uma atividade física logo cedo, garanta que tenha uma café da manhã reforçado, e que contenha proteínas e carboidratos, assim evita mal estar, como sensações de enjoo ou desmaios, além de obter um melhor rendimento.
Nesse período o nosso corpo libera substâncias, como insulina e cortisol, que melhoram a eficácia no ganho de massa muscular. Outrossim, nesse horário o corpo tem mais tempo para se recuperar ao longo do dia.
Tarde
Uma das vantagens de realizar atividades físicas no período da tarde é já termos o corpo aquecido, então não seria necessário gastar tanto tempo aquecendo o corpo quanto no período da manhã.
Estamos também já melhores alimentados, pela cultura brasileira, já estamos condicionados a dar uma maior importância ao almoço, fazendo uma refeição mais reforçada, o que facilita ser uma refeição pré-treino mais adequada.
Além disso, Jeanne Duffy, professora de medicina em Harvard e neurocientista no Brigham and Women’s Hospital, realizou um estudo norte-americano que comprova que no fim da tarde é o horário que mais queimamos calorias, assim, malhar neste horário tem melhor eficácia na perda de calorias.
Noite
Assim como de tarde nosso corpo já está bem pré-aquecido, e com uma boa alimentação, conseguimos ter mais força e disposição para malhar. Mas temos que tomar certos cuidados, por mais que uma vida ativa e saudável nos proporcione melhores noites de sono, quando malhamos liberamos endorfina o que pode causar insônia. Por isso, é importante esperar cerca de 2 horas após o treino para que seu corpo desacelere.
Outro ponto para ter atenção redobrada é com a alimentação, pois é fundamental ter uma refeição que supra todas as necessidades do seu corpo e o que foi gasto por ele, sem que ele junte muita gordura.
Com uma alimentação inadequada nossa recuperação acaba sendo prejudicada, e por irmos dormir, nosso corpo guarda energias e não tem onde gastar o que foi consumido.
Tenha em mente seu objetivo de treino para assim conseguir escolher o melhor horário para treinar. Atente-se sempre a alimentação e com uma rotina de atividades físicas terá uma boa saúde e uma boa aparência.