No Dia do Hospital, reforçamos: valorize os profissionais da saúde!

No Dia do Hospital, reforçamos: valorize os profissionais da saúde!

Hoje, 2 de julho, é o Dia do Hospital. Vamos aproveitar a data para fazer uma reflexão sobre a realidade dos profissionais que atuam nesta área durante o período de pandemia por COVID-19. Vamos conhecer um pouco mais de seu trabalho, medidas de valorização, cuidados e o que podemos fazer para apoiá-los!

COVID-19 e os profissionais dos hospitais

A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, é uma ameaça à saúde das pessoas e à saúde pública global. O cenário de pandemia, ainda longe de ser 100% resolvido, é um treinamento real de cooperação, proteção e cuidados com a vida para todos os profissionais da área da saúde.

O Ministério da Saúde é o órgão responsável por repassar no país as orientações que, muitas vezes, vêm da Organização Mundial da Saúde (OMS), baseadas em experiências de outros países.

No campo tático, são os profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes, fisioterapeutas, psicólogos, auxiliares de limpeza hospitalar, copeiros, motoristas e outros profissionais – que devem colocar em prática todas as recomendações, protegendo a própria saúde, de seus familiares, dos colegas de trabalho e dos pacientes e tentar reduzir a propagação incontrolável do vírus.

Principalmente se considerarmos os deslocamentos contínuos das pessoas em determinadas regiões e a falta de recursos como leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), equipes e outros equipamentos.

Diante deste cenário e tendências, ainda incipientes, de controle da pandemia é necessário que toda a sociedade se conscientize sobre a realidade destes profissionais. É interessante, também, saber o que está sendo feito para protegê-los.

Proteção da saúde dos profissionais dos hospitais e clínicas

Fornecer equipamentos de proteção individuais (EPIs) e condições adequadas é sempre fundamental, mas a conscientização faz com que o profissional saiba o que precisa para trabalhar, que tipo de ambiente, condição mental, direitos, deveres e atitudes que precisa tomar para proteger a si, e aos colegas.

No caso de um cenário de epidemia ou pandemia, é necessário adotar todas as medidas de proteção física, psicológica e emocional para a força de trabalho dos hospitais, emergências e centros clínicos. O objetivo é que os profissionais estejam preparados para os picos de atendimento e possam proteger sua própria integridade, evitando muitas ausências, pois sem eles o sistema de saúde fica ainda mais sobrecarregado.

Algumas medidas necessárias e que estão sendo tomadas como boas práticas em locais que adotaram uma gestão responsável incluem uma boa gestão do descanso dos profissionais, serviços que facilitam a vida deles (como fornecer roupas limpas, serviços de lavagem das roupas, alimentação etc.), itens de higienização rápida (álcool em gel, lenços e toalhas), além da limpeza e descontaminação do ambiente.

Gestão do stress das equipes

Este assunto merece uma discussão especial, pois estamos falando de seres humanos que também sentem ansiedade, medo, compaixão e outras preocupações com o trabalho e pessoais.

A alta carga de atendimento e responsabilidades coloca sobre estes profissionais uma pressão extra ao seu cotidiano. Eles cuidam e temem por si, pelos seus familiares e pela sociedade.

Aos pacientes e frequentadores de hospitais, toda empatia e paciência são necessárias. Aos gestores, poder público e sociedade, todo o cuidado e valorização destes profissionais é fundamental!

Faça a sua parte: como valorizar e apoiar os profissionais da saúde

Veja outras formas de apoiar os profissionais da saúde, além de cuidar de si e dos seus:

  • Seja um agente de combate à propagação do novo Coronavírus: fale para as pessoas sobre as medidas de prevenção e sua importância;
  • Compartilhe apenas informações verídicas. Na dúvida, não compartilhe. Fake news atrapalham muito estes profissionais;
  • Tenha empatia e paciência, caso você precise de um serviço de saúde para você ou para sua família;
  • Caso tenha dúvidas em relação ao atendimento prestado, seja cordial ao questionar;
  • Apoie pesquisas e outras iniciativas científicas, se possível;
  • Parabenize os profissionais que encontrar. Lembre-se de valorizar também as equipes de limpeza, copeiros, motoristas e seguranças de hospitais. Eles também estão trabalhando em um ambiente de alto grau de contágio e atuando para a segurança e bem-estar de todos.

Palmas para eles!

Barbara Valsezia