Você sabia que a função dos alimentos vai muito além de matar a nossa fome? A alimentação é essencial para a manutenção da saúde e aumento da imunidade, garantindo o bom funcionamento de todo o corpo. E hoje, diante de uma pandemia, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado.
Mesmo não havendo nenhum estudo que comprove a eficiência de um ou outro nutriente no tratamento ou prevenção da Covid-19, manter uma dieta saudável e balanceada é primordial para fortalecer o sistema imunológico, o que pode ajudar o corpo a se recuperar, não só desta como de qualquer outra contaminação.
A seguir, vamos explicar melhor os benefícios de manter as condições nutricionais em dia. E dar algumas dicas importantes para a manutenção e a recuperação da saúde. Confira!
Alimentação saudável promove o bem-estar e melhora a autoestima
Insônia, mau humor, cansaço, sobrepeso ou obesidade são fatores que podem ser solucionados com melhores hábitos alimentares. Você sabia disso?
Isso porque, para ter uma vida saudável, é preciso ter corpo e mente saudáveis. E a alimentação balanceada pode ajudar o corpo a produzir mais serotonina, substância que melhora o bom humor, ajudando a combater a depressão e a ansiedade.
A banana e o chocolate são bons exemplos de alimentos que estimulam a produção desse hormônio. Fontes de ácido fólico e vitamina B, como o espinafre, também ajudam bastante a reduzir o estresse.
Além disso, bons hábitos alimentares também garantem mais disposição e energia para as atividades cotidianas. Como, por exemplo, brincar, estudar, andar, pensar etc.
Sem contar que, reduzindo o estresse e o cansaço, suas noites de sono serão muito mais tranquilas e revigorantes. Então, ao consumir os nutrientes adequados seu corpo vai ficar mais em equilíbrio, em forma e com mais energia para aproveitar ao máximo a vida!
Mais saúde por meio da alimentação
A escolha correta dos alimentos também pode contribuir positivamente para a manutenção e recuperação da sua saúde. Veja alguns benefícios dos alimentos para a sua saúde:
- Ajuda a prevenir doenças: problemas cardíacos, câncer, obesidade, hipertensão, enfermidades crônicas, dislipidemia, diabetes e mau funcionamento dos órgãos são algumas doenças que podem ser prevenidas com uma alimentação balanceada;
- Proporciona o crescimento e a renovação dos tecidos: principalmente da pele, músculos e ossos;
- Melhora a memória, a concentração e o rendimento: a ingestão de vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento dos neurônios e de todo o sistema nervoso;
- Regula a produção de hormônios: evitando problemas de tireoide, infertilidade e insônia;
- Previne o envelhecimento precoce da pele: alimentos ajudam a prevenir o precoce envelhecimento e a incidência de espinhas, melhorando a resistência e aparência do tecido;
- Promove o envelhecimento mais saudável: com o adequado balanço entre proteínas e carboidratos em cada refeição o organismo consegue manter os níveis dos hormônios equilibrados, auxiliando o combate a diversos fatores que afetam diretamente na nossa qualidade de vida. Combinado com exercícios físicos, é a equação perfeita para estender a expectativa de vida, garantindo um envelhecimento mais saudável;
- Combate às dores corporais: muita gente não faz essa associação, mas desconfortos musculares, como dor nas pernas ou nas costas, podem ser resultados da má alimentação. Alimentos com propriedades anti-inflamatórias ajudam a prevenir o desgaste dos músculos.
Dicas para ter uma alimentação mais saudável
Se tem uma coisa boa que podemos tirar proveito desse momento tenso e complicado da pandemia é que muitas pessoas criaram uma consciência maior sobre os cuidados necessários com a saúde.
Aproveite você também o momento para introduzir novos hábitos e comportamentos mais saudáveis à sua rotina.
Veja algumas dicas para reforçar sua imunidade por meio da alimentação:
- Coma pelo menos duas frutas por dia;
- Consuma mais legumes e verduras no almoço e no jantar. Coloque proteínas como ovo e queijo no café da manhã e no lanche da tarde;
- Para ter uma alimentação variada, alterne as verduras e legumes que são consumidos diariamente;
- Dê preferência para alimentos de produção orgânica. Já pensou em ter uma horta caseira? Pode ser uma boa opção para melhorar sua alimentação;
- Priorize alimentos ricos em zinco, selênio, vitaminas A, B6, C, e E;
- Tente reduzir o consumo de sal. Para temperar a comida prefira opções naturais, como cebola, alho, pimenta, salsa e manjericão e salsa.
- Deixe de lado temperos, comidas industrializadas e carne processada. Reduza frituras e alimentos ricos em açúcar;
- Planeje horários aproximados e constantes para realizar suas refeições, bem como o que irá comer;
- Beba bastante água durante o dia para manter o corpo bem hidratado. Pode ser ao natural ou saborizada com fatias de frutas, hortelã, gengibre, entre outros;
- Tome cuidado com a quantidade de comida ingerida. Diante de situações não planejadas, com a pandemia, é comum passar por um período no qual você come demais ou de menos. Fique atento;
- A ansiedade também pode estimular o consumo excessivo de café, bebidas alcoólicas e cigarro. Evite;
- Quando sentir vontade de comer por compulsão, busque outra atividade prazerosa para distrair o pensamento;
- Chás possuem substâncias sedativas suaves e podem ser uma pedida natural para acalmar e manter o autocontrole.
Como você pode perceber, a alimentação balanceada, regada de nutrientes essenciais, associada aos bons hábitos cotidianos, é fundamental para uma vida prolongada e útil, independentemente da idade.
O que você tem feito pela sua saúde? Comece a mudança de hábitos agora mesmo e sinta a diferença na sua vida!