Dia do agricultor: o cultivo sustentável e a importância da agricultura na economia brasileira

Dia do agricultor: o cultivo sustentável e a importância da agricultura na economia brasileira

Em 28 de julho é comemorado o “Dia do Agricultor”. A data desta celebração foi formalizada por Juscelino Kubitschek em 1960 em comemoração aos 100 anos da criação do Ministério da Agricultura, por Dom Pedro II.

De lá para cá muita coisa mudou no manejo agrícola. Devido à adoção de novas tecnologias nos processos agrícolas o setor continua tão importante no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro quanto quando o Brasil tinha sua economia baseada na agricultura.

A afirmação de Juscelino Kubitschek ao instituir o Dia do Agricultor: “O Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola” ainda continua atual. A importância do setor agrícola vai muito além de colocar alimentos nas mesas dos brasileiros.

Produzimos diversos produtos de norte a sul do Brasil. O algodão da roupa, o etanol do carro e o pãozinho do café da manhã passam pelas mãos do agricultor. Mas quase nunca lembramos de onde os alimentos, e quem os cultiva, mando os merecidos créditos às pessoas que trabalham diariamente para que possamos ter fartura à mesa.

A importância da agricultura brasileira se traduz em números e reconhecimento interno e no exterior.

O Brasil é hoje:

  • Terceiro maior produtor mundial de frutas, de acordo com dados do Ministério da Agricultura;
  • Segundo maior exportador mundial de milho;
  • Terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo.

A importância do cultivo sustentável

O cultivo sustentável respeita e preserva o meio ambiente ao mesmo tempo e ainda é economicamente viável. Com o passar dos anos e o aperfeiçoamento das técnicas, hoje a agricultura no Brasil é o setor que mais preserva o meio ambiente, de acordo com a Embrapa. E esse plantio sustentável é o futuro da agricultura, pois já é comprovadamente possível aumentar a produção de alimentos respeitando leis de proteção ambiental.

A agricultura orgânica é fundamentada em tornar a terra fértil e produtiva, mas tomando todo o cuidado necessário para resguardar os recursos naturais. E assim, leva aos consumidores alimentos saudáveis e de qualidade, sem agrotóxicos e aditivos químicos.

É uma alternativa viável não somente para a nossa saúde como também para mitigar a emissão dos gases do efeito estufa na agricultura, especialmente o CO2.

A alimentação saudável é primordial para uma boa saúde, pois é através da dieta que o corpo consegue absorver os nutrientes necessários para o exercício de suas atividades metabólicas de forma adequada.

Então, consumir mais alimentos naturais in natura, como frutas, legumes, verduras e ervas, é fundamental para a manutenção da nossa saúde e prevenção de doenças.

Felizmente muitas pessoas passaram a se preocupar mais com sua alimentação durante essa quarentena, imposta pela COVID-19. Obrigadas a passar mais tempo em casa, as pessoas passaram a se aventurar na cozinha e estes momentos se tornaram prazerosos para muitas famílias.

Para não perder o hábito saudável após a pandemia, uma dica interessante é cultivar seus próprios temperos e verduras em casa. Parece uma ideia difícil e trabalhosa para você?

Mas não é! Ter uma horta orgânica é possível mesmo para quem mora em apartamento.

E não precisa de muito dinheiro. Elas podem ser construídas em qualquer lugar, inclusive em pequenos vasinhos ou garrafas recicladas e não precisam de muita dedicação no dia-a-dia.

A grande vantagem é ter a certeza de que suas ervas, folhas e frutos serão realmente orgânicos e ricos em nutrientes. Além de ser uma atividade relaxante!

Lugares para comprar

Alimentos orgânicos e de cultivo sustentável em São Paulo

Se você não quer fazer a sua própria hortinha caseira, não tem problema. Existem diversos lugares por São Paulo que oferecem opções orgânicas e sustentáveis.

  • Associação de Agricultura Orgânica – AAO: a feira está sendo realizada aos sábados e dominfos das 7h às 12h na Rua Da. Ana Pimentel, próximo ao parque da água Branca
  • Instituto Feira Livre: associação que promove o acesso a produtos e agroecológicos .Está localizado na Rua Major Sertório, 229, República. Neste período de pandemia está fazendo entregas para grupos de risco e pessoas que testaram positivo para a Covid-19;
  • Casa Orgânica: 1° supermercado orgânico do Brasil. Tudo é selecionado do pequeno produtor, desde material de limpeza até alimentos. Está localizado na Rua Fidalga, 346 – Vila Madalena, mas também possui uma lojinha virtual;
  • Hera Veggie: padaria vegana com produtos artesanais. Localizada na Rua Fernando de Albuquerque, 93, Consolação;
  • Horta da vovó: delivery de alimentos 100% orgânicos, escolhidos artesanalmente direto do pequeno produtor. Está no endereço Rua Doutor Dolzani 389, Jardim da Glória, mas também realiza vendas pelo site;
  • Larica Vegana: delivery de marmitas vegetarianas e veganas;
  • Liv Up: aplicativo de delivery com refeições, porções e sobremesas saudáveis;
  • Raízs: plataforma que conecta você a mais de 800 pequenos produtores rurais cadastrados no programa. Os pedidos devem ser feitos pelo site e são entregues no mesmo dia;

Com ou sem isolamento social, a alimentação saudável deve ser um estilo de vida. E os agricultores agradecem!

Barbara Valsezia