Campanha Educativa de Combate ao Câncer

Campanha Educativa de Combate ao Câncer

O dia 4 de agosto é marcado pela Campanha da Educativa contra o Câncer. A data é um dos movimentos de prevenção ao câncer e constitue um dos principais instrumentos da saúde pública para o controle da doença.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a cada ano mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com algum tipo de câncer em todo o mundo. O câncer é uma das doenças que mais mata, ao lado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças pulmonares, infecções respiratórias e doenças cardíacas.

Para contornar essa situação, as campanhas educativas de saúde alertam a população sobre o cuidado necessário com a saúde. Estas ações reforçam a importância das atitudes e hábitos de prevenção para ajudar a combater, não somente o câncer, como muitas outras doenças.

Tratamento e diagnóstico precoce

Câncer é um tumor maligno que pode ser de vários tipos e engloba mais de 100 doenças. A característica comum de todos eles é o crescimento desordenado de células que se agrupam e formam tumores. Em seguida, estes tumores podem invadir órgãos vizinhos ou mesmo os mais distantes (metástases).

Esta doença pode aparecer em qualquer parte do corpo e tem causas variadas, impulsionadas por fatores internos (como genética e pré-disposição) e externos (hábitos, meio ambiente e qualidade de vida).

Devido à gravidade com a qual pode se manifestar, o câncer é temido por quase todo mundo. Mas felizmente na última década, a medicina alcançou uma impressionante evolução no diagnóstico e tratamento de casos oncológicos, trazendo assim, uma nova perspectiva no combate ao câncer.

O avanço tecnológico de alguns aparelhos permitiu um avanço significativo na identificação de lesões cada vez menores, em estágios bem iniciais. Essa detecção cada vez mais precoce da doença tem promovido avanços bastante expressivos no tratamento e controle.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente muitos pacientes estão sendo tratados com sucesso quando ocorre o diagnóstico precoce. Nesses casos, a chance de cura chega a 90%.

Outro ponto importante em que a medicina avançou foi na forma de tratamento: imunoterapia, marcadores moleculares e a cirurgia minimamente invasiva reforçam significativamente o arsenal terapêutico contra o câncer.

Com essas novas descobertas a sobrevida de pacientes em tratamento aumentou consideravelmente. Além disso, algumas pessoas conseguem ter o tumor controlado por longos períodos de tempo e com ótima qualidade de vida.

Esses avanços são um alento, diante do crescimento das estatísticas em relação aos números de casos de câncer no Brasil.

Mais qualidade de vida durante e depois do tratamento

As novas perspectivas no enfrentamento do câncer, trazidas pelos avanços científicos, também estão sendo muito importantes para manter a qualidade de vida do paciente durante e após o tratamento.

Atualmente o cuidado e a preocupação com a qualidade de vida do paciente diagnosticado com câncer é cada vez maior.

Veja algumas abordagens fora do escopo da medicina tradicional que são adotadas para garantir o bem-estar dos pacientes:

  • Cuidados físicos, psicológicos e até mesmo, espirituais com o objetivo de minimizar os sofrimentos causados pela doença e seu tratamento;
  • Amparo humanizado nos atendimentos e incentivo à boa relação entre os pacientes e familiares;
  • Oferta de um tratamento digno que aumente a sensação de segurança sentimentos positivos do paciente e seus familiares;
  • Atendimento multidisciplinar para tratar o paciente como um todo.

Dicas para prevenção e melhor saúde

A principal forma de prevenir o aparecimento de algum tipo de câncer é ter uma vida com hábitos saudáveis. Portanto, pequenas mudanças no seu dia-a-dia podem contribuir muito para sua melhor qualidade de vida.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Alimentação saudável e balanceada, evitando alimentos gordurosos e industrializados. É importante dar preferência a uma dieta rica em fibras, aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes;
  • Controlar o peso corporal;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Evitar a exposição ao sol sem protetor solar e nos horários mais intensos, mesmo com a devida proteção;
  • Usar preservativo em todas as relações sexuais.

Além disso, é fundamental fazer consultas regulares ao seu médico e realizar exames de rotina que ajudam na prevenção do câncer. Ou mesmo da identificação precoce da doença.

Mulheres de 25 a 64 anos devem realizar exames ginecológicos anualmente e mamografia, a partir dos 40, também todo ano (ou de acordo com o ginecologista).

Homens devem, procurar um urologista após os 45 anos para realizar o exame de toque retal e PSA, para prevenção do exame de próstata.

Ambos, homens e mulheres, devem após dos 50 anos, fazer regularmente exame de colonoscopia para prevenção de câncer de intestino.

Informação e conhecimento ainda são as melhores formas de prevenção para uma vida mais tranquila e saudável. Somados aos cuidados diários com a saúde ajudam a gente a ter mais vivacidade.

Felizmente, a medicina evoluiu bastante e hoje já é possível promover uma boa qualidade de vida e chances de cura aos pacientes oncológicos, durante e depois do tratamento. Assim como são muito melhores as chances de recuperação de câncer detectado em fase inicial.

Entretanto, você também precisa fazer a sua parte. Portanto, cuide-se sempre e cada vez melhor!

Barbara Valsezia