Categorias
Banner Principal Home home Saúde Financeira

Como manter a saúde financeira em um cenário de desemprego

O desemprego no Brasil atingiu o recorde de 14,4% no 3º trimestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais de 1 milhão de pessoas ficaram desempregadas nestes 3 meses e o número total chegou a 13,8 milhões. Em 1 ano o Brasil perdeu 12 milhões de postos de trabalho e teve sua população ocupada reduzida ao menor número já registrado pelo instituto desde 2012.

Ficar sem emprego traz diversos tipos de transtornos à pessoa. Problemas passam pelas questões financeiras, preocupações com o futuro, planos frustrados, aspectos psicológicos e de autoestima, além dos impactos nas relações familiares.

Em um cenário pessimista como o que estamos vivendo com a pandemia por Covid-19, a situação é ainda mais grave, pois há outros fatores que impactam nas rotinas das famílias e na saúde mental das pessoas.

O que se pode ler de positivo neste contexto são as iniciativas criativas e inovadoras de algumas pessoas. Por exemplo, desempregados que buscaram fontes de renda autônomas e acabaram se surpreendendo e adotando o empreendedorismo em suas vidas.

Seja lá como for o desfecho da história, com um novo emprego ou um novo rumo profissional, é necessário atentar para questões práticas, financeiras e psicológicas para passar bem pelo período de desemprego. Vamos a algumas dicas práticas!

Conheça seus direitos e programas de apoio

Além do seguro-desemprego, na situação de pandemia, acompanhe se ainda tem direito há algum auxílio emergencial, além de outros programas do governo de apoio à população desocupada. Verifique em sites e fontes oficiais quais são os seus direitos e o que é necessário para exercê-los. Tome muito cuidado com as informações falsas e fraudes. Há muitos golpistas criando sites falsos para roubar dados e dinheiro das pessoas.

Busque por atividades pontuais para gerar renda

Não menospreze as chances de gerar renda, os chamados “bicos” ou “freelas”. Ajudar alguém que já tem um negócio, produzir algo e vender, oferecer mão de obra em algo que você saiba fazer… tais práticas podem abrir portas ou gerar ideias para algo maior e mais estável, já pensou?

Revise todas as contas para buscar oportunidades de economizar

Se você possui poupança, use-a com sabedoria. Analise todas as suas contas e estabeleça uma estratégia de guerra. Aprenda a viver com menos, sendo criterioso e criativo. Não vale a pena gastar agora e se apertar depois. Seja otimista em relação ao futuro, porém cauteloso.

Converse abertamente com sua família e dependentes

Se você possui cônjuge, filhos e outros dependentes, a conversa deve ser franca, como em uma equipe. Todos podem ajudar neste momento de diferentes maneiras, dependendo da idade e situação de cada um. Mesmo as crianças devem estar cientes da situação que a família está enfrentando claro, adaptando o discurso. Não é necessário passar um tom triste ou pessimista. A mensagem é que juntos vocês vencerão mais rapidamente.

Valorize o networking

Alguns dizem: “Quem tem amigos tem tudo”. Na verdade qualquer contato seu pode ser uma porta para uma nova oportunidade. Relacione em uma lista os amigos, conhecidos, colegas e chefes de empregos anteriores com os quais você teve bom relacionamento. Faça um planejamento de contato e marque os encontros que forem possíveis com pessoas que estejam dispostas a apoiar sua busca por um novo emprego. Claro que em momento de pandemia, o encontro virtual será mais seguro.

Tenha rotina e mantenha-se ocupado

Desempregado sim, desocupado nunca. Estabeleça uma rotina de busca por emprego, networking, cursos (há vários gratuitos na internet), leituras, atividade física, descanso e lazer. Para o lazer, aproveite a possibilidade de retomar um hobby saudável ou aprender uma nova atividade prazerosa, o que ajudará na manutenção do ânimo, estimulação da saúde intelectual e até mesmo no surgimento de novas ideias!

Cuide da saúde física e mental

Não desanime! O desânimo e a desesperança são armadilhas terríveis para quem está desempregado. Depois de ouvir alguns “nãos”, a sua autoestima poderá ficar abalada. Cuide também da sua saúde física. Praticar atividades físicas é uma ótima maneira de liberar hormônios que te deixarão mais animado e disposto.

Não permita baixar a guarda. Pense positivo e tenha paciência. É possível passar pelo desemprego e abrir novas janelas em sua vida profissional. É importante aprender cada lição que este período venha a te oferecer e usar isso a seu favor quando sua nova oportunidade chegar.

× Como posso te ajudar?