Com a correria do dia a dia, poucos tem tempo de parar para cozinhar, ou quando tem, estão muito cansados do dia agitado. A quarentena pode ser sua chance de criar novas habilidades na cozinha! Além disso, pode ser terapêutico colocar a mão na massa, literalmente, para fazer algo gostoso, ficou com vontade?
Além de conseguir passar um tempo se dedicando a culinária, pode economizar o dinheiro que usaria num Delivery e não enjoar de comer a mesma comida todo dia. Que tal fazer 3 ou 4 refeições diferentes e gostosas por semana? Assim seus dias em casa ficam bem mais gostosos e divertidos.
Sites como o TUDO GOSTOSO e RECEITARIA podem dar uma forcinha para os iniciantes, dando diversas ideias novas para provar. As opções são inúmeras, e não precisa ir atrás de ingredientes exóticos e diferentes, você pode fazer com o que tiver na sua dispensa e dentro da sua geladeira.
Aqui vão algumas dicas de canais do YouTube que mostram receitas práticas, rápidas e caseiras:
- CULINÁRIA EM CASA : nesse canal você encontra diversas receitas fáceis e rápidas, qualquer um consegue fazê-las!
- CULINÁRIA CASEIRA : você é o tipo de pessoa que trocaria a refeição pela sobremesa? Então este é o canal perfeito para você!
- CULINÁRIA PRÁTICA : receitas muito bacanas para fazer com ingredientes de sua casa.
- TATÁ PEREIRA : receitas deliciosas para todos os gostos.
- MAMÃE VIDA SAUDÁVEL : se você quer ter uma vida mais saudável de uma forma prática, aqui você encontra receitas deliciosas e rápidas, para ingressar na vida fitness.
Um jeito fácil de se atualizar sobre a saúde e assuntos do dia a dia é o podcast, você pode escutá-lo enquanto prepara alguma receita, ou faz outras atividades, aqui estão algumas sugestões para você e sua família:
- Aptare: voltado para pessoas 60+, aborda temas da saúde de maneira mais descontraída.
- Café Brasil: um podcast mais tranquilo e descontraído, fala sobre MPB, reflexões não triviais e polêmicas.
- Doutor Saúde: dicas curtas e informações atualizadas da saúde.
- TEDTalks Saúde: conhecimentos médicos e hábitos saudáveis de profissionais participantes do TEDTalks.
Uma alimentação saudável neste período de pandemia é fundamental, com uma boa alimentação deixamos nosso corpo e imunidade mais fortes, evitando o contágio do vírus. Além de praticar exercícios, que previne diversos problemas de saúde e físicos.
Não ter academia ou alguém para treinar junto, pode ser motivo de desânimo e impedimento de realizar atividades físicas. Mas esse tempo a mais que temos em casa, pode ser a chance de investir numa boa saúde física e até quem sabe, influenciar outros dentro de casa.
Para dar aquele incentivo que falta, a Smart Fit fornece vídeos e treinos gratuitos para fazer dentro de casa, e a Gympass tem diversos ebooks para nos ensinar a como realizar esses treinos sozinhos.
Outra ótima opção para seguir, são treinos fornecidos no YouTube. Você pode selecionar os vídeos de acordo com seus objetivos, veja 3 ótimos canais que passam séries de exercícios fáceis, para realizar em casa:
Mas para ter ainda um melhor desempenho, defina seus objetivos, seja ele perder peso, ganhar massa, ganhar resistência, etc., assim os treinos serão muito mais efetivos.
Outra ótima atividade física, que ajuda corpo e mente é a Yoga. Esse exercício traz diversos benefícios, como cuidados com articulações, coluna, diminui o estresse, entre outros tantos. Há aplicativos gratuitos que podem ajudar a ingressar nessa atividade, como:
- Ioga – Postura e aulas
Eles oferecem aulas gratuitas para praticar em casa, seguindo aula por aula, de acordo com seu nível, seja ele iniciante ou avançado. Um jeito divertido de relaxar e exercitar o corpo.
O mais difícil é começar, depois que você já está habituado a uma rotina de exercícios se torna um hobby prazeroso.
Aqui vão 5 dicas para você entrar nessa rotina de práticas físicas:
- 1. Tenha metas
Você já sabe o que quer atingir? Estabeleça um objetivo, esse é o melhor jeito de criar qualquer hábito. Saiba o que você está buscando, seja perder peso, ganhar músculo, ter uma vida mais saudável, ter um bom condicionamento físico, etc., tenha isso bem definido.
Ter um ponto de referência também ajuda bastante para ver resultado durante os exercícios. Você pode se pesar numa balança e marcar seu peso inicial, assim como tirar suas medidas com fita métrica ou usar aquela boa e velha calça jeans, assim sempre que quiser ver a mudança, vista-a!
Tenha um grande objetivo em mente, e metas menores e alcançáveis para chegar até ele, assim você consegue ver a mudança de maneira muito mais clara.
- 2. Tenha paciência e persista
O seu corpo não vai mudar do dia para noite, muito menos o hábito de treino. Por isso, se não estiver tendo resultados na primeira semana, persista por mais algumas semanas, e os resultados começarão a aparecer. Busque neste período de adaptação conhecer seu corpo, entenda quais os exercícios que dão o melhor resultado
- 3. Crie uma rotina
Tenha um horário para malhar definido, assim seu corpo se acostuma e fica muito mais fácil seguir dia após dia construir esse novo hábito.
- 4. Comece devagar
Comece com atividades mais leves, como caminhada ou Yoga. A partir daí, siga para uma corrida ou outros tipos de exercícios. Uma opção bacana também, é praticar algum esporte, se você já gosta de praticar algo, porque não investir mais tempo?
- 5. Chega de desculpas!
No meio do caminho é muito fácil se perder, e se deixar sabotar. Por isso evite frases negativas como “eu não consigo”, “não estou tendo resultados” ou “se não consigo fazer perfeito, nem vou tentar”. O esforço é grande mas o resultado vale a pena.
Tenha alguém em quem se espelhar, pessoas que passaram pela mesma situação que você e conseguiram atingir os resultados tão desejados. Além disso, se dê recompensas, a cada meta atingida compre uma roupa nova, faça um passeio que você queira, ou algo que esteja na sua lista de desejo.
Todo mundo precisa de incentivos. Não espere a hora certa para começar, pois a hora certa é agora.